Sobre a cidade de Santana da Boa Vista

História

Jacinto Inácio da Silva, (1772/1841), filho de Leonardo Fagundes e Inácia de Jesus (ambos naturais de Ilha Terceira, nos Açores), segundo registros civis, morador da Costa do Camaquã/Campina (então Caçapava do Sul) por volta de 1792. Homem de posses e pessoa de projeção no seu meio, sofreu o ataque de uma “tigra”, ferindo-se gravemente, no ano de 1821. Religioso, invocou o nome de Nossa Senhora de Santa Ana, apelando por salvação.

Como, por fim, conseguiu abater a fera, mandou que fosse erguida uma capelinha de sapé, em agradecimento à Santa.
A 1º de novembro de 1821, deu-se a permuta da terra onde hoje está a cidade de Santana da Boa Vista, que pertenceu a João Aleixo Carvalho. A área permutada localizava-se em “Faxinal”, nome primitivo do lugar.
O município de Santana da Boa Vista foi pró-emancipado a 26 de julho de 1965 e emancipado a 17 de setembro de 1965. Data de 06 de maio de 1966 a instalação do município.

Símbolos

Bandeira
SantanadaBoaVista_bandeira

Brasão
santanadaboavista-brasao

Possuí como cores oficiais, o azul, o branco e o vermelho, constando de três faixas verticais. Ao centro a faixa branca e sobre esta, o Brasão do Município.
Slogan
Slogan

1- O torreão sobre o escudo: indica qualidade de cidade.2- O azul na parte superior: representa o céu límpido.3- A cruz vermelha sobre o campo verde: indica a fé, causa da fundação histórica.4- O amarelo nos montes ao centro: representa as riquezas minerais e acidentes geográficos.5- O verde na parte inferior: representa as matas e os campos.6- Onça itinerante: caminhada do progresso.7- Boi: representa o progresso.8- Riacho branco: indica a água pura da serra.9- Milho e feijão: representam a produção agrícola do Município de Santana da Boa Vista.10- A faixa inferior ao escudo indica: data da fundação, nome do Município e o ano de emancipação.
Hino

Ó Santana no berço da fé,
Tu nasceste, de Inácio, outrora
Nós queremos que cresças e mais
Recordando teus feitos agora

Estr.
Construindo o presente e o futuro
Elevemos Santana a Glória
Trabalhando ajudando e crescendo
Santanenses: “ Avante na História”

Muitos anos já foram passando
Muita gente forjou teu presente
Muito mais prometemos fazer
Hoje aqui reunidos, contentes …